30 setembro 2010

Congresso Diocesano da Juventude

Carta Convite
Referência: Congresso Diocesano da Juventude

AOS PÁROCOS E COORDENADORES(AS) JOVENS DE GRUPOS, MOVIMENTOS E PASTORAIS

“Jovem, levanta-te! A missão continua”



Reverendíssimos párocos e queridos jovens,

Cheios de alegria pelo lugar que a juventude ocupa na sociedade, no mundo e na Igreja; felizes pela realização do Ano da Juventude nesse ano de 2010 e por caminharmos para o seu encerramento; o Setor Diocesano de Juventude vem através desta convidar os padres e os jovens engajados em alguma atividade paroquial e/ou que participam das atividades religiosas da comunidade paroquial, para o Congresso Diocesano de Juventude que culminará as atividades desse ano dedicado a juventude.
Pedimos o empenho de todos na divulgação deste evento, como também, na realização das insrições e organização da juventude para que tenhamos o maior número de participantes.
Tema do congresso: “Jovem, levanta-te! A missão continua”.
Data: 14 de novembro de 2010.
Local: CEJUC – Centro da Juventude Carnaubense, em Carnaúba dos Dantas
Assessor do Congresso: Pe. José Tadeu Rocha – Coordenador do Regional NE2 da Juventude, Pároco da Paróquia de São José da Agonia, em Água Preta/PE.
Valor da inscrição: R$5,00
Segue a programação e algumas informações:

PROGRAMAÇÃO:
07h – Acolhida
08h – Missa presidida por Dom Delson
09h – Intervalo e animação (apresentação dos zonais e cidades participantes)
09h30min – Palestra: Espiritualidade e sua presença cristã no mundo
10h15min – Interatividade
10h45min – Animação
11h – Apresentação dos Zonais 1, 2 e 3
11h45min – Intervalo para almoço
13h – Animação
14h – Apresentação dos Zonais 4 e 5
14h30min – Palestra: Jovem, levanta-te, a missão continua!
15h15min – Interatividade
15h45min – Palavra do Bispo
16h – Cristoteca com DJ Ângelus
17h30min – Oração final e envio

INFORMAÇÕES:
- As inscrições serão feitas na Secretaria da Paróquia São José em Carnaúba dos Dantas, com Geysa, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. As inscrições já estão abertas. Contato pelos telefones: (84) 3479-2336, 8742-1903, ou pelo email geysa_sarah@hotmail.com
- O valor do almoço será R$5,00 (cinco reais). A opção pelo almoço será feita no ato da inscrição.
- A animação do congresso ficará por conta da Banda Cavaleiros de Cristo.
- O Congresso Diocesano da Juventude terá um cunho formativo, não é um evento aberto a todos os jovens, mas àqueles que são engajados ou que participam assiduamente das atividades paroquiais.
- Maiores informações também na Secretaria da Cúria Diocesana, com Dalva Dantas,pelos telefones (84) 3421-2125, 9959-3670, ou ainda pelo email mddanttas@hotmail.com

Que o Espírito Santo nos encha de sua força e gere no coração de todos os jovens o desejo e a graça de prosseguirem decididamente.

Fraternalmente,
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz
OFMCap
Bispo Diocesano de Caicó

Pe. Héliton Marconi Dantas de Medeiros
Assistente Eclesiástico do Setor Diocesano da Juventude

Mensagem para Reflexão

Qual a melhor forma de esperar?
Os que esperam no Senhor jamais ficarão confundidos nem enganados em sua esperança, porque, quando esperamos em Deus, contemplamos o fruto da espera na hora certa. Muitos são os problemas que obscurecem os horizontes de nosso tempo, mas precisamos caminhar com o olhar fixo no Senhor que vem. Todos os dias rezamos na Santa Missa: Vem, Senhor Jesus!
Confiemos em Deus de todo o nosso coração e enchamos o nosso coração de esperança, porque o Senhor não tardará. Deixemo-nos hoje encorajar pela oração do salmista:
“Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor”! (Sl 26, 13-14).
Jesus, ensina-nos a esperar sempre no Senhor, mesmo que tudo esteja desencontrado diante dos nossos olhos.
Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: luzia santiago/comunidade canção nova

Irmã fará missão em São José do Seridó-RN

A Irmã da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, Irmã Joselma, estará neste início de outubro, mês da missão, fazendo missão na Paróquia de São José de São José do Seridó-RN, aproveitando também para participar da Missão Diocesana da Infância e Adolescência Missionária (MIDIAM), que acontecerá nos dias 09 e 10 de outubro na cidade são joseense.

A Irmã Joselma, foi uma das primeiras irmãs desta congregação em solo seridoense e especificamente, jardinense, já que passou em média 6 anos em Jardim do Seridó-RN e prestigiou a inauguração da casa onde hoje moram as suas irmãs de congregação. No período que ela esteve em Jardim do Seridó-RN, esteve à frente da Infância e Adolescência Missionária e Catequese, onde fez um belíssimo trabalho. Hoje, a irmã está na sede da província em Recife-PE, correspondendo a um cargo provincial.

Antes de ir a São José do Seridó, a irmã Joselma passará em Jardim do Seridó, onde os jardinenses poderão acolhe-la com carinho, amor e gratidão.

Neópolis celebra festa da padroeira

A comunidade de Neópolis, em Natal, celebra a festa da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, no período de 2 a 12 de outubro, com o tema: “Mãe Aparecida, estendei o vosso olhar sobre o chão de nossa vida”. Diariamente, às 12h, terá reza do Ofício de Nossa Senhora, e, às 19h30, celebração de novena, com a participação de padres e diáconos da Arquidiocese.

Na programação sócio-cultural, de 5 a 7, haverá funcionamento de barracas, no pátio da Igreja, após a novena; no dia 8, terá jantar de confraternização; no dia 9, a partir das 21h, música ao vivo, e, no dia 10, a partir das 10h, acontecerá a Feirinha de Nossa Senhora Aparecida.
A festa será encerrada no dia 12, com alvorada, às 6h; missa solene, às 8h30; missa e procissão, às 16h30.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre fará mestrado em Roma

  
Padre Valdir Cândido / Padre José Marcelo / Padre Paulo Henrique
O Pe. Valdir Cândido de Morais viajará para Roma, na próxima segunda-feira, dia 4,onde deverá residir por um período de três anos. Ele irá fazer mestrado em “Matrimônio e Família”, na Pontifícia Universidade Lateranense.

Para administrar a Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, Parnamirim, em substituição ao Pe. Valdir, foi nomeado o Pe. José Marcelo Cezarino Cruz. A posse do Pe. Marcelo será dia 7 próximo, às 19 horas, na Igreja da Mãe Peregrina, no bairro Jardim Aeroporto. Já, para as funções de dirigente espiritual arquidiocesano do Segue-me e do Encontro de Casais com Cristo - ECC foi nomeado o Pe. Paulo Henrique da Silva.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia realizou investiduras em novos coroinhas

Fotos: Paróquia de São José/Carnaúba dos Dantas
Neste último domingo (27), Padre João Paulo Pereira, administrador paroquial da Paróquia de São José de Carnaúba dos Dantas-RN, celebrou o rito de investidura de novos coroinhas, que ao entrarem no grupo de coroinhas paroquial, assumem assim o compromisso maior de está disposto a Igreja, quando ela precisar, estando à serviço da comunidade paroquial e ao padre.

O rito foi celebrado na hora do ofertório da santa missa, na Matriz de São José, momento em que os pais ou responsáveis por aqueles novos coroinhas, entraram junto com eles, trazendo a vestimenta que passará a usar nas celebrações daquele momento em diante, ocorrendo após, a benção das mesmas pelo celebrante, Padre João Paulo, e por fim, a vestimenta dos mesmos.

Formação: Apego ao dinheiro acaba desvirtuando o sentido de ser pessoa

Muita gente define sua estrutura de vida pelo valor econômico, em dinheiro, do que tem. Ele é aderente indispensável na vida das pessoas, levando até a atitude de descontrole e violência. Um apego ao dinheiro, sem critério, acaba desvirtuando o sentido de ser pessoa.

Realmente o dinheiro é fascinante e tem um poder grande de domínio sobre nós. Mas a questão não está no estado de riqueza, está na forma de relacionamento que temos com o dinheiro e com os bens que o produzem. Não é a quantidade acumulada, mas o trato que temos com ela.

Na dinâmica atual podemos dizer que o Estado é rico, contribuindo para a riqueza de alguns privilegiados, deixando uma relevante massa da população na pobreza, e até na marginalidade. Sem um controle institucional sério, uns ficam ricos à custa do sofrimento dos outros.

Normalmente o excesso desmedido de uns acontece com a falta do necessário para a sobrevivência de muitas pessoas. Isto significa que o luxo da classe dominante é sempre pago por alguém desvestido da possibilidade de uma vida mais confortada. Significa má distribuição dos bens da vida.

O dinheiro tem força para alienar o ser humano e de cortar a sua comunicação com Deus. Ele é endeusado por quem é materializado e diminuído na sua dignidade como pessoa humana. Com isto, não deixa de ser um fim em si mesmo e a única fonte de realização da pessoa.

É louvável o papel do rico que consegue libertar o pobre de sua condição sofrida. Não podemos dizer que o rico seja mau, ladrão, desonesto e injusto se os seus bens têm função humana e social, principalmente se ele está preocupado com a dignidade do irmão.

Interessante que o destino do rico é o mesmo do pobre. Ambos vão parar na sepultura, levando consigo apenas a boas obras realizadas a favor dos irmãos. As mãos não podem estar vazias. É preciso construir obras de eternidade, que contam no julgamento final. Corremos o risco do acúmulo desnecessário e perder o sentido da vida.
Por Dom Paulo Mendes Peixoto



Santo do Dia: São Jerônimo

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo".
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma. Estando na "Cidade Eterna", Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e esforçava-se por decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Em Roma, Jerônimo teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, Jerônimo apresentava-se como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). Cerca do fim desta permanência em Roma, Jerônimo recebeu o Batismo.
Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal. 
Saiu de Roma, e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o "Dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo rogai por nós!

29 setembro 2010

Mensagem para Reflexão

A real decisão de MUDAR
Olá meus amigos!!
A mudança pode sim acontecer em nossas vidas. Mas, para isso precisamos agir, precisamos ter vontade de mudar. No dia de hoje trago uma mensagem que nos faz ver que podemos mudar, basta querermos.
Reflitam!!
Em uma grande cidade do Brasil, um garoto de oito anos crescia sob os cuidados do irmão, apenas dois anos mais velho que ele, pois os pais precisavam trabalhar o dia todo. Apresentava dificuldades na escola. 

Sua professora, ao invés de incentivá-lo a melhorar, expunha suas dificuldades à classe de maneira jocosa, e disse à sua mãe que ele não tinha mais jeito. 
O garoto, sentindo-se cada vez mais incapaz, repetiu pela segunda vez o mesmo ano escolar. Revoltado, assaltou a cantina da escola com um revólver de brinquedo que ganhara, sendo, a seguir, expulso da escola. 
Sem obrigações, passou a ficar na rua o dia todo e fez-se acompanhar de outros garotos desocupados. Começaram a assaltar pessoas, roubar carros e usar drogas. 
Alguns anos depois, alguns de seus colegas de crime perderam suas vidas em função de dívidas com traficantes. Ele teve a certeza de que seria o próximo. 
Com medo, procurou uma educadora que criara uma Fundação no bairro onde morava, e que ensinava atividades como idiomas e música a jovens carentes. 
Ela o aconselhou a sair das ruas, pelo menos por algum tempo. Para ajudá-lo a passar o tempo, emprestou-lhe um livro. Era o primeiro livro que ele lia em sua vida, e foi o suficiente para arrebatá-lo. 
Vieram, então, outros livros e a decisão de procurar um emprego. Na Fundação que o ajudara, conheceu outros jovens que estudavam para o vestibular. 

Conseguiu apostilas e passou a estudar no intervalo do emprego. Fez supletivo aos 21 anos e prestou vestibular para um curso de línguas em uma Universidade pública de renome. Foi recompensado. 
Ainda cursando a Universidade conseguiu voltar à escola de onde fora expulso: agora como professor de português. Depois de formado, seguiu os estudos ingressando na pós-graduação em Educação Social. Hoje, trabalha em uma entidade não governamental na região onde mora. 
Escreveu um livro sobre o assunto e deseja mostrar, com seu exemplo, que é possível mudar, que nada é irremediável. 

O que o garoto fez para mudar o curso de sua jornada? O medo de perder a própria vida foi para ele um incentivo importante para mudar de rumo. 
Ele ouviu sua própria intuição que o levou a procurar ajuda no local certo. Encontrou alguém que acreditou nele, e o mais importante: ele realmente decidiu mudar. 
Como aquela educadora que o acolheu, há incontáveis pessoas e instituições que hoje se dedicam a auxiliar criaturas em situação econômica precária, drogaditos, presidiários, dando-lhes oportunidades. 
Mas, em toda e qualquer situação, o auxílio não muda realmente o indivíduo, a não ser que ele mesmo decida mudar. 

Reflitamos sobre as numerosas mudanças que decidimos fazer em nossas vidas, mesmo que pequenas, e que, muitas vezes não passam da vontade, diante do comodismo e dificuldades que criamos para não mudar. 
A história desse jovem nos serve de lição e de exemplo sobre a real decisão de se modificar e superar a própria condição.
Queridos amigos!! Que possamos pegar está mensagem como exemplo de reflexão e pensar o que podemos mudar para melhorar as nossas vidas. Tudo tem solução, mas a mudança depende de nós, se queremos mudar podemos mudar, do contrário ninguém poderá mudar por nós. Vamos começar a mudar?!!
Um forte abraço!!
Comentem!!
Fonte: velhosabio

“A família é a base da sociedade e da natureza humana”

O bispo de Ciudad del Este (Paraguai), Dom Rogelio Livieres , afirmou que a família não é apenas a base da sociedade, mas também da “natureza humana”, em uma declaração publicada na semana passada.
O bispo paraguaio afirma que se dedicou a escrever esta declaração porque, “neste momento, a identidade de nossas famílias está sendo atacada em suas raízes. A família é a base da sociedade e também da natureza humana”.
Neste sentido, convida a defendê-la “contra agressivos grupos minoritários que exercem uma poderosa pressão midiática, econômica e política” e cujo objetivo, garante o prelado, é “mudar a definição da família e do matrimônio”.
O pastor de Ciudad del Este constata a existência de uma “propaganda que nos inunda por meio da mídia”, por meio “destas minorias que estão desenvolvendo campanhas na maioria de nossos países”.
A declaração do bispo responde ao fato de também no Paraguai estarem a ponto de mudar as leis fundamentais que, afirma, “atentarão contra o que somos como pessoas humanas e como filhos de Deus”.
O matrimônio é a união do homem e da mulher, isso é um ensinamento contido na Bíblia, na tradição de todos os povos no senso comum, garante Dom Livieres.
O pastor se remontou à origem da palavra “matrimônio”, entre os romanos antes de serem cristãos, e que significa “cuidar da mãe” ou “proteger a mulher que é mãe”. Ou seja, “matris” e “munio”, “matri-monio”.
O matrimônio, explica, “é a instituição que protege a mulher para que, ao unir-se a um homem e tornar-se mãe, não seja abandonada  junto com seus filhos, que necessitam de proteção, atenção e educação. O matrimônio garante que nem a mãe nem os filhos serão abandonados irresponsavelmente pelo pai”.
Exorta a viver a própria tradição e a estar “abertos ao futuro, respeitando sempre todas as minorias legítimas”, ainda que advirta “que essas não podem agredir os direitos da maioria”.
“Nem as maiorias nem as minorias podem manipular a natureza humana nem agredir a lei de Deus”, destaca.
O prelado paraguaio denuncia que “querem definir a família não como união de homem e mulher, mas também de mulher com mulher ou de homem com homem. E querem dar a estas uniões homossexuais o direito de adoção de filhos”.
“Sem cair na discriminação injusta – indica -, não podemos permitir que estas minorias roubem nossa identidade como seres humanos e filhos de Deus”.
“Que não queiram roubar o que só um homem e uma mulher podem dar com a ajuda de Deus: a vida!” – acrescenta.
E conclui convidando a “apoiar todas as manifestações públicas legítimas a favor da vida e da família, porque precisamos evitar que nos próximos meses se aprovem leis que terminarão arruinando a nossa sociedade”.

Formação: A grandeza da paciência

O que não podemos mudar, devemos aceitar
Os santos diziam que há dois tipos de martírio: o da morte pela espada; e o da morte pela paciência. A paciência é uma forma de martírio que vence todo sofrimento. Não há barreira espiritual que não caia pela força da paciência, a qual é fruto da fé, da humildade e do abandono da vida em Deus.
Foi pela paciência que a Igreja venceu todos os seus inimigos até hoje: o Império Romano, as heresias, as perseguições, o comunismo, o ateísmo, os pecados de seus filhos, entre outros.
Quando os nossos pecados e fraquezas nos assustam e nos desanimam é preciso ter paciência também conosco e aceitar a nossa dura realidade. Quando é difícil caminhar depressa, então, é preciso ter paciência e aceitar caminhar devagar. José e Maria salvaram o Menino Jesus das mãos de Herodes indo passo a passo até o Egito por um longo deserto de 500 km.
A paciência do cristão não é vazia nem significa imobilismo ou resignação mórbida; tampouco perda de tempo. Não. É a certeza de que tudo está nas mãos d’Aquele que tudo pode. "Um espírito paciente vale mais que um espírito orgulhoso. Não cedas prontamente ao espírito de irritação; é no coração dos insensatos que reside a irritação" (Ecle 7,8b-9).
O que não pudermos mudar em nós ou nos outros, deveremos aceitar com paciência, até que Deus disponha as coisas de outro modo. Ninguém perde por esperar!
Maria, nossa Mãe, é a mulher da paciência. Sempre soube esperar o desígnio de Deus se cumprir, sem se afobar, sem gritar, sem reclamar... A paciência é amiga do silêncio e da fé. É a paciência que nos levará para o céu!
"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus (...) prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência (...) não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência" (Eclo 2,1-3).
"Aceita tudo o que te acontecer; na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação" (idem 4-6).

Santo do Dia - Santos Arcanjos Miguel , Gabriel e Rafael

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus",restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4). 

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

28 setembro 2010

Mensagem para Reflexão

Todos os tempos são importantes e necessários
Todos os tempos na nossa vida são preciosos e necessários, e nós precisamos compreender o sentido de cada um deles para bem vivê-los. “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer e tempo para morrer; tempo para plantar e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar [...]” (Ecle 3,1-2.4)
Mesmo que, inicialmente, não compreendamos o que estamos vivendo, por ser um tempo aparentemente desencontrado e doloroso, peçamos a Deus o dom da docilidade e nos deixemos conduzir pelo Espírito Santo. Jesus viveu toda a vida terrena guiado pelo Espírito Santo e levou a bom termo cada um deles [tempos], até mesmo os mais dramáticos, porque sabia que eram necessários para que a nossa salvação se realizasse. “Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente” (Lc 9,51-52).
Peçamos hoje ao Senhor que nos conceda a coragem de viver bem cada tempo, ainda que seja um intenso sofrimento, para que cresçamos em santidade, têmpera e graça.
Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: Luzia Santiago - Comunidade Canção nova

Terminou a Festa de São José 2010

A Festa de São José da cidade de São José do Seridó-RN, encerrou-se ontem (26), onde houve a missa dominical, às 07h, celebrada pelo administrador paroquial, Padre Fabiano Maurício Dantas. Às 10h, houve a Solene Celebração Eucarística, celebrada pelo vigário geral da Diocese de Caicó e pároco da Catedral de Sant'Ana de Caicó, Padre Edson Medeiros, que também fez a homília da então celebração.

Às 17h, foi dado início a procissão da festa trazendo a imagem do padroeiro, São José, em um andor ornamentado com flores e composta de uma multidão de fiéis que acompanhavam a imagem cantando, rezando e mostrando sua devoção, saudando a imagem de São José com mini-bandeiras brancas. Logo após, chegada a imagem na frente da matriz, houve a adoração ao Santíssimo Sacramento, onde Jesus está vivo na humildade de um pedaço de pão. Teve a benção do santíssimo, que abençoou todos ali presentes. Após, houve o resultado parcial da festa e o arreamento da bandeira da festa, que ficará na guarda dos Comerciantes e das Indústrias, que acumularam um saldo maior durante a festa, na noite de sua dedicação. A mesma ficará na guarda destes até a festa de 2011.

A festa teve o brilho de muitos padres-pregadores, são eles: Padre José Marcos, Padre Alcivan Tadeus, Padre Amaurilo José, Padre Janilson Alves, Padre Manoel Pedro Neto, Padre Stanley Lopes, Padre João Paulo, Padre Edson Medeiros, além do Padre Fabiano e do nosso Pastor Diocesano, Dom Manoel Delson.

A festa teve a participação da Filarmônica Jimmy Brito, cobertura dos sites Kurtição de Caicó e Pegação Total de Jardim do Seridó e transmissão da Rádio Bonita FM.

Clique nas imagens para ampliar!
*Não utilize estas fotos sem permissão devida!*
*Não utilize estas fotos sem permissão devida!*
*Não utilize estas fotos sem permissão devida!*

Santo do Dia - São Vesceslau

O santo que nos ensina com sua opção pelo Reino de Deus e de vida constante na luta para a santidade, é o príncipe Venceslau. Sua história se entrelaça com a vida e fé da família real. Nasceu em 907. Seu pai, Vratislau, era duque da Boêmia.
O pai e sua avó eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado pela avó (Ludmila), por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão educado pela mãe (Boleslau) tornou-se violento e ambicioso. 
Com a morte do pai e pouca idade do santo herdeiro, a mãe má intencionada assumiu o governo. Sendo assim tratou de expulsar os missionários católicos. O povo revoltado, juntamente com os nobres pressionaram o príncipe para assumir o governo e com o golpe de estado Venceslau assumiu em 925.
Nos oito anos de reinado, Venceslau honrou a fama de "O príncipe santo". Logo que assumiu o trono, tratou de construir igrejas, mandou regressar os sacerdotes exilados, abriu as fronteiras aos missionários da Suábia e da Baviera. Venceslau governou com tanta justiça e brandura que com pouco tempo conquistou o coração do povo que o amava e por ele era concretamente amado: protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, dos órfãos e viúvas. Verdadeiro pai. 
Este homem que muito se preocupou com a evangelização do povo a fim de introduzir todos no "sistema de Deus", era de profunda vida espiritual mas, infelizmente, odiado pelo irmão Boleslau e pela mãe, que além de matar a piedosa sogra - educadora do santo -, concordou com a trama contra o filho.
Quando nasceu o primogênito de Boleslau, São Venceslau foi convidado para um solene banquete onde foi pensando na reconciliação de sua família. Tendo saído para estar em oração, na capela real, foi apunhalado pelo irmão e pelos capangas dele. Antes de cair morto, São Venceslau pronunciou: "Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito". Isto ocorreu em 929.

São Venceslau, rogai por nós!


27 setembro 2010

25 ANOS DO ECC É MARCADO COM A 1ª ROMARIA ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO DA DIOCESE DE SANTA LUZIA NO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU/RN - 26/09/2010

Foi realizado neste domingo, 26/09, a 1ª Romaria do Encontro de Casais com Cristo (ECC), Diocese de Santa Luzia no Santuário do Lima em Patu. A programação teve início às 05:00 horas com a acolhida em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dôres das caravanas do ECC vindas de todas as cidades pertencentes a Diocese de Santa Luzia de Mossoró.








Após a chegada da maioria das caravanas, todos seguiram em caminhada até o Santuário do Lima, onde por volta das 07:30 horas teve início a celebração da missa dedicada aos casais do ECC - Encontro de Casais com Cristo de toda Diocese de Santa Luzia. A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e contou com a participação de vários padres da Diocese. 

Eriberto e Ana - Coordenadores do ECC na Diocese de Mossoró



Casal que assumirá a partir de janeiro de 2011 a coordenação geral  do ECC




Logo após a missa das 09:00 horas celebrada pelo Pe. Domingos de Sá na Igreja Superior do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, deu início ao show do Pe. NUNES. Muitos casais se deslocaram das mais diversas cidades da Diocese para participarem desse encontro de louvor e oração.
Veja a cobertura completo no Blog Oficial do Santuário do Lima, acessando http://santuariodolima.blogspot.com
Blog do ECC: Parabéns aos casais do ECC da Diocese de Santa Luzia pela realização de um momento tão importante na formação e edificação da família. Que Deus vos abençõe.
 
Related Posts with Thumbnails