31 janeiro 2010

A CARIDADE É E DEVE SER O DISTINTIVO DE TODO CRISTÃO, DIZ BENTO XVI


VATICANO, 31 Jan. 10 / 11:53 am (ACI).- Milhares de fiéis e peregrinos se encontraram na Praça de São Pedro este meio-dia para rezar o Ângelus dominical junto ao Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração Mariana fez uma reflexão sobre a caridade como núcleo da existência cristã.

“A via da perfeição não consiste no possuir qualidades excepcionais mais que na caridade, no amor autêntico que Deus revelou em Jesus Cristo”, disse o Papa ao meditar sobre a segunda leitura que propõe a liturgia no dia de hoje.

O Pontífice adicionou que “a caridade é o dom maior, que dá valor a todos os outros dons. Quem ama verdadeiramente não procura o próprio interesse, tudo perdoa, tudo crê, em tudo espera e tudo suporta”.“A caridade é o distintivo do cristão. É a síntese de toda sua vida: daquilo que crê e daquilo que faz. O amor é a essência de Deus mesmo, é o sentido da criação e da história, é a luz que dá bondade e beleza à existência de cada homem”, afirmou Bento XVI.

Continuando com sua reflexão sobre o amor, o Santo Padre disse que este é “a essência de Deus mesmo, é o sentido da criação e da história, é a luz que dá bondade e beleza à existência de cada homem”.

Finalmente, o Santo Padre recordou aos Santos cuja vida é “um hino à caridade, um cântico vivente ao amor de Deus”. Terminadas suas palavras introdutórias Bento XVI rezou o Ângelus, saudou os presentes em diversos idiomas e repartiu a sua Bênção Apostólica.




ENCERROU-SE NESTE FINAL DE SEMANA A FESTA DO SETOR MISSIONÁRIO DOM BOSCO NO BAIRRO COMISSÃO

A festa teve início nesta quinta-feira (28) e  ontem sábado (30) foi celebrada a última novena na residência do casal Tiago e Eunice na Rua André Medeiros. No Evangelho de Marcos 4, 35-41, ele mostra Jesus questionando nossa fé e nos mostrando o quanto somos medrosos, e nos convida a convertermos na fé e mostra a importância de deixarmos Deus entrar em nosso coração.

Muitos fiéis e devotos de Dom Bosco participaram da celebração, bem como, integrantes de outros setores que vieram prestigiar a festa do setor.

Vitória Galvão, coordenador do Setor agradeceu a todos e mostrou um pouco da história de Dom Bosco, um dos santos mais populares da Igreja e do mundo, tinha sua missão específica a educação cristã da juventude, num tempo em que essa porção da sociedade humana começava a ser atacada por novos e perigosos inimigos.









Neste domingo (31) comemoramos o Dia de São João Dom Bosco e o encerramento da festa, com missa às 07:00 horas da manhã na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição.

E este ano a festa também comemora a passagem das Relíquias de São João Dom Bosco pelo nosso estado. Peregrinação esta que faz parte da preparação a comemoração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015. A primeira etapa da peregrinação foi na Itália, em junho de 2009, e, depois, partiu para os países da América Latina.






30 janeiro 2010

SALESIANOS RECORDARÃO A SÃO JOÃO BOSCO AJUDANDO O HAITI



A Família Salesiana celebrará em 31 de janeiro a festa de São João Bosco com uma série de iniciativas para ajudar os danificados do Haiti, país onde quase todas as obras da congregação vieram abaixo por causa do terremoto.

No Haiti os salesianos estão presentes há 80 anos, levantando nove obras em Porto Príncipe e outras partes do país. Entretanto, logo do terremoto, perto de 500 pessoas ficaram sepultadas sob os escombros das "Ecole Nationale des Arts et Métiers". Agora, indicaram fontes salesianas, três mil e 500 pessoas estão refugiadas na obra salesiana Dom Bosco em Carrefour Thorland.

No passado 25 de janeiro se apresentaram os dados estatísticos da Congregação Salesiana atualizados em 31 de dezembro de 2009. Segundo estes dados, os Salesianos no mundo são 15.952, compreendidos os bispos e noviços, e estão presentes em 130 países.

Fonte do Texto: www.acidigital.com

NATAL RECEBE RELÍQUIAS DE DOM BOSCO

A urna com as relíquias de Dom Bosco chegará a Natal, dia 29 deste mês. A chegada está prevista para às 8 horas, em Neópolis. De lá, será translada, em carreata, para a Catedral Metropolitana, onde haverá celebração eucarísica, às 9 horas. Logo após, será conduzida até o Colégio Salesiano São José, na Ribeira, onde ficará aberta para visitação do público. Às 14h30, a urna será levada até o Centro Educacional Dom Bosco, no Gramoré. No dia 30, às 5 horas, a urna partirá para a cidade de Areia Branca, no oeste potiguar.

A urna traz uma estátua do Santo, com as roupas que ele utilizada para celebrar a missa. No travesseiro sobre o qual está a cabeça da imagem, encontra-se a relíquia: a mão e parte do braço direito do fundador dos Salesianos.

A peregrinação faz parte da preparação para a comemoração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015. A primeira etapa da peregrinação foi na Itália, em junho de 2009, e, depois, partiu para os países da América Latina.

Fonte: Site da Arquidiocese de Natal
  

FALECE BISPO MAIS IDOSO DO BRASIL

DOM JOSÉ EUGÊNIO CORREIA, BISPO EMÉRITO DE CARATINGA, FALECEU NESTA QUINTA-FEIRA (28), AOS 95 ANOS DE IDADE.

A CNBB manifestou seu pesar pelo falecimento do bispo mais idoso da Conferência Episcopal do Brasil. Dom José Eugênio Correia, 95 anos, era o bispo emérito de Caratinga (MG) e morreu na manhã desta quinta-feira, 28, em Juiz de Fora (MG), por insuficiência respiratória.

Na nota divulgada hoje, 29, a CNBB destaca o testemunho de fé de Dom José e o anúncio destemido do nome de Jesus Cristo. "Agora, Dom José é chamado a experimentar o gozo da alegria eterna, prêmio para aquele que cumpriu com fidelidade sua vocação de discípulo-missionário de Jesus".

Leia a nota na íntegra

“Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25)

Com pesar, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu a notícia do falecimento de Dom José Eugênio Correia, bispo emérito de Caratinga, Minas Gerais, ocorrido nesta quinta-feira, dia 28, em Juiz de Fora, MG.

Dom José era o bispo mais idoso da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil. Natural de Lima Duarte, MG foi ordenado presbítero da arquidiocese de Juiz de Fora em outubro de 1941. Nomeado bispo diocesano de Caratinga, em 1957, pelo Papa Pio XII, participou das sessões do Concilio Vaticano II. Em 1978, com 64 anos entregou o governo da Diocese de Caratinga.

Ao longo de seus 53 anos de ministério episcopal, dos quais 21 como bispo diocesano de Caratinga, Dom José deu testemunho de sua fé na Ressurreição do Senhor e anunciou, destemidamente, o nome de Jesus Cristo, único Salvador. Agora, Dom José é chamado a experimentar o gozo da alegria eterna, prêmio para aquele que cumpriu com fidelidade sua vocação de discípulo-missionário de Jesus.

A Dom Hélio Gonçalves Heleno, à Diocese de Caratinga, aos familiares e amigos de Dom José, a CNBB expressa sua solidariedade fraterna. Conforte a todos a fé cristã que nos faz crer na vitória de Cristo sobre a morte, certeza de nossa ressurreição.

Brasília, 29 de janeiro de 2010
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB


PADRE CÉLIO ASSUME PARÓQUIA DE EQUADOR


Durante a realização de missa solene concelebrada pelo Bispo Diocesano Dom Delson neste sábado, o padre Célio Azevedo do Nascimento assumirá o paroquiato da cidade seridoense de Equador.

O padre Célio é natural de Jardim do Seridó, tendo sido vigário de Serra Negra, de uma das paróquias de Caicó e por último de sua terra natal, como vigário paroquial ao lado do pároco padre Amaurilo José da Silva. A informação foi dada ao blog pela senhora Fatinha de Pessoa, sua cunhada e coordenadora do setor missionário de Santa Maria Goreti.

Caravana de Jardim já está organizada devendo seguir nas primeiras horas da tarde desde sábado dia 30/01. A missa da posse de Padre Célio em Equador será as 19 horas.

Fonte: Blog de Eliel Bezerra.




29 janeiro 2010

SSVP - SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO REALIZA REUNIÃO NESTE FINAL DE SEMANA NO RECIFE

O Conselho Nacional do Brasil da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), estará realizando reunião dos dirigentes para a região VI, que compreende os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraiba e Rio Grande do Norte. A reunião acontecerá na cidade do Recife-PE neste sábado (30), na ocasião será apresentado o plano de criação do Plano de Ação do Conselho do Brasil para gestão 2009/2013. Confirmado a presença do Presidente do Conselho Metropolitano de João Pessoa-PB que coordena os trabalhos dos vicentinos nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, confrade Beethovem José de Medeiros e consócia Maria Geralda Ferreira (Ada), Presidente do Conselho Nacional do Brasil da SSVP.

A sociedade São Vicente de Paulo (SSVP)

Tem como fundador Frederico Ozanam nasceu em 1813. Aos 20 anos, ao lado de companheiros fiéis, em Paris, na França, deu início a uma obra que ajuda milhões de famílias há mais de 170 anos: a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP.

A missão da Sociedade de São Vicente de Paulo é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.

Ozanam foi beatificado em agosto de 1997 pelo Papa João Paulo Segundo.

No Brasil já existe uma igreja em honra a Frederico Ozanam.

São Vicente de Paulo é considerado o patrono de todas as obras de caridade. Trilhou um caminho de dedicação radical aos pobres e as missões populares; foi a inspiração para a denominação da SSVP.

Atualmente a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo.

O Brasil é o maior país vicentino do planeta; aqui a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro. E conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.

As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres - e também por Crianças e Adolescentes. Quem faz adesão a SSVP é chamado de Vicentino.

A Sociedade de São Vicente de Paulo conquistou Parceiros como a Nestlé.

Os projetos mais grandiosos desta valiosa Parceria sao a Campanha "Torcer faz bem" e os Shows "Roberto Carlos pra sempre".

Em 2004, a instituição recebeu o Prêmio Direitos Humanos, na Categoria Idosos, oferecido pelo Governo Federal.

Em 2005, a SSVP assinou um termo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social no sentido de beneficiar famílias carentes ainda nao atendidas pelos programas sociais do Governo Federal.

A Sociedade promove anualmente a Romaria Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Uma ação que renova a fé e a amizade entre os vicentinos.

No Brasil, cerca de 100 mil jovens Vicentinos semeiam o futuro da SSVP.

Do site do SSVP.

Atualmente  a Família Vicentina também realiza ações de cidadania e combate à fome no Haiti. Um dos principais trabalhos é desenvolvido pelas Filhas da Caridade do Brasil e está empenhada na  campanha para ajudar vítimas do terremoto no Haiti.

QUER SABER MAIS? ACESSE O SITE DOS VICENTINOS (www.ssvpbrasil.org.br) E FAÇA PARTE DESTE GRUPO. PROCURE A EQUIPE DE VICENTINOS DA SUA PARÓQUIA, DA SUA CIDADE. VOCÊ PODE FAZER MAIS PELO SEU IRMÃO, É SÓ VOCÊ QUERER. PENSE NISSO!



28 janeiro 2010

ENTENDENDO AS CORES LITÚRGICAS

As diferentes cores das vestes litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do ano litúrgico. No princípio havia uma certa preferência pelo branco. Não existiam ainda as chamadas "cores litúrgicas". Estas cores foram fixadas em Roma no século XII. Em pouco tempo os cristãos do mundo inteiro aderiram a este costume.

BRANCO - Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.

VERMELHO - Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

VERDE - Se usa nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.

ROXO - Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.

PRETO - É sinal de tristeza e luto. Hoje é pouco usado na liturgia.

ROSA - O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete) e 4º domingo da Quaresma (Laetare).


ORAÇÃO DA FAMÍLIA


Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar.

Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de
fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.

Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o Vosso mandamento de Amor,
a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ.

Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia.

Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes.

Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família.

Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a Vosso serviço.

Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor
se fortifique e nos una cada vez mais.

Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!








26 janeiro 2010

MULHER QUE DERRUBOU O PAPA VIRA CELEBRIDADE NA WEB. SINAL DE UMA SOCIEDADE DOENTE.

Susanna Maiolo já tem, nas últimas contagens, mais de mil fãs no facebook, ganhou comentários elogiosos e brincadeiras de extremo mau gosto, como o outro que atacou o primeiro ministro Berlusconi, autoridades temem que isso estimulem mais desequilibrados a atacarem autoridades e outros tantos tornarem-se seus admiradores na internet, criando um círculo vicioso de violência.




Susanna Maiolo, uma ítalo-suíça, de 25 anos, que sofre de problemas mentais, foi detida pela segurança do Vaticano logo em seguida ao episódio de ter salto uma grade de proteção e ter derrubado o Papa, na entrada da cerimônia da Missa do Galo na Igreja de São Pedro e se encontra internada em um centro médico para pessoas com problemas psiquiátricos, em Roma.

Apesar de aparentemente Bento 16 nada ter sofrido, o cardeal cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, que estava próximo ao Papa, fraturou o colo do fêmur, ao ser também derrubado no incidente. O idoso cardeal ainda está internado, vai precisar sofrer uma cirurgia e devido a idade, corre riscos de morte e possibilidade de ter sérios problemas motores no futuro.

“Nada aconteceu de grave. Trata-se de uma mulher que tentou cumprimentar o Santo Padre”, afirmou por sua vez o arcebispo de Gênova e presidente da conferência episcopal italiana, o cardeal Angelo Bagnasco.

Maiolo já contava com mais de 1.500 amigos e várias mensagens de apoio no site de relacionamentos Facebook, nesta sexta, o que gerou enorme polêmica na Itália.

A jovem está sendo homenageada por usuários do Facebook como a campeã de “corrida com obstáculos” do ano, e estampa a cada de uma revista como a “caçadora de Papa”, além do sucesso de estrelar as primeiras páginas de jornais e principais sites do planeta.


A presença no Facebook de simpatizantes de Susanna Maiolo confirma que é necessário intervir a nível legislativo”, comentou o senador Antonio Gentile, do conservador Partido das Liberdades.

Várias autoridades italianas solicitam desde Outubro que uma investigação seja aberta para fechar algumas páginas do Facebook que incentivam a agressão e até o assassinato de figuras públicas, entre elas o chefe do Governo Silvio Berlusconi.

No dia 13 de Dezembro, ao término de um comício, Berlusconi foi atingido no rosto por uma miniatura da Catedral de Milão, atirada por Massimo Tartaglia, de 42 anos, que também sofre de problemas mentais – e imediatamente se transformou em um herói para os usuários do Facebook e a estatueta virou um sucesso de vendas.

“Está acontecendo com Susanna Maiolo no Facebook o mesmo que aconteceu com o agressor de Berlusconi: um fórum social que enaltece a violência”, denunciou Gentile.

“Esperamos que os grupos do Facebook que elogiam o gesto de Susanna Maiolo pensem na estupidez que cometem ao lançar uma iniciativa tão desagradável, que deve ser impedida e condenada”, comentou por sua vez Gianfranco Rotondi, ministro para Programa de Governo.

Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/





PAPA BENTO XVI DESTACA A IMPORTÂNCIA DA ERA DIGITAL E SUGERE AOS PADRES QUE CRIEM BLOGS



VATICANO - Por Deus, tenham um blog!, disse o papa Bento XVI aos padres católicos neste sábado, afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para disseminar as mensagens do evangelho.


Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, o papa, de 82 anos e conhecido por não amar computadores ou a internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o “rico menu de opções” oferecido pelas novas tecnologias.

“Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais – imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites – que, juntamente com os meios tradicionais, podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização”, disse ele.

Os padres, disse ele, precisam responder aos desafios das “mudanças culturais de hoje” se quiserem chegar aos mais jovens.

Mas Bento XVI alertou os padres de que não tentem se tornar estrelas da nova mídia. “Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos”, disse ele.

No ano passado, um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi lançado, oferecendo um novo aplicativo chamado “O Papa se encontra com você no Facebook” e outro permitindo acesso aos discursos e mensagens do papa nos iPhones ou iPods dos fiéis.

Bento XVI também escreve a maior parte de seus discursos à mão, em alemão, e seus ajudantes mais jovens ficam encarregados de colocá-los em conteúdo digital.

Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/



25 janeiro 2010

GRUPO DE CASAIS DO ECC ENCERRA CIRCULO DE REUNIÕES




Neste domingo (24), um grupo de casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo), encerraram um círculo de reuniões para formação espiritual, sob a coordenação do casal amigo Manoel e Ceiça. Foi um momento de confraternização entre os casais, com muita emoção e com muitas homenagens ao casal coordenador. Na ocasião, estava presente também o Casal Setorial de Ligação do Zonal 5, Zé Dantas e Odilma.




ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social, e possa contribuir de forma efetiva para que as famílias se constituam como “Igrejas Domésticas”, “Formadoras de Pessoas”, “Educadoras na Fé” e “Promotoras do Desenvolvimento”, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.

Que o elo que se formou neste círculo de casais, possa ser suficiente para  que os mesmos se tornem agentes semeadores da palavra de Deus, compartilhando valores e aprendizado ao seu semelhante.

Aos casais...

Cada um que passa em nossa vida passa sozinho...
Porque cada pessoa é única para nós,
e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho,
mas não vai só...
Levam um pouco de nós mesmos
e nos deixam um pouco de si mesmos.
Há os que levam muito,mas não há os que não deixam nada.
Esta é a mais bela realidade da vida...
A prova tremenda de que cada um é importante e que ninguém se aproxima do outro por acaso...

Que Deus abençoe estes casais, guiando-lhes sempre para o caminho do Bem.



FESTA DE "DOM BOSCO" NO BAIRRO COMISSÃO

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
JARDIM DO SERIDÓ-RN
SETOR MISSIONÁRIO DOM BOSCO
BAIRRO COMISSÃO



PROGRAMAÇÃO (DE 28 A 30/01/2010)

 - DIA 28/01/2010 -18:30 horas - Procissão saindo da residência do casal Manoel e Ceiça até a residência de Mariquinha, na rua Prof.Calpúrnia Caldas de Amorim, onde ás 19h será realizada a 1ª Novena.

 - DIA 29/01/2010 -19:00 horas - Será celebrada a 2ª Novena na residência do casal João Firmino e Trindade na rua Aristófanes Fernandes.

- DIA 30/01/2010 - 19:00 horas - Será celebrada a 3ª Novena na residência do casal Tiago e Eunice, na rua André Medeiros.

- DIA 31/01/2010 - 07:00 horas - " Dia da Festa", encerramento com a Santa Missa na Matriz.

“ Os meninos são bons, se existem meninos maus, é porque não tem quem cuide deles”. ( D. Bosco)

- Coordenador(a) do Setor Missionário Dom Bosco: Vitória Galvão


SÃO JOÃO BOSCO "DOM BOSCO"

Apóstolo da juventude. Figura ímpar nos anais da santidade no século XIX, D. Bosco foi escritor, pregador e fundador de duas congregações religiosas, tendo sobretudo exercido admirável apostolado junto à juventude, numa época de grandes transformações. Dotado de discernimento dos espíritos, do dom da profecia e dos milagres, era admirado pelos personagens mais conhecidos da Europa no seu tempo.

É um dos Santos mais populares da Igreja e do mundo. Foi sua missão específica a educação cristã da juventude, num tempo em que essa porção da sociedade humana começava a ser atacada por novos e perigosos inimigos.Para o desempenho da sua missão salvadora, jamais o Céu lhe faltou com extraordinários dotes humanos e sobrenaturais.
 
Em nome do Setor Missionário e dos moradores do bairro comissão, convidamos toda comunidade a participarem de mais um evento da nossa igreja católica, momento de fé e devoção a Deus com muita paz e muita oração.


 

24 janeiro 2010

QUER CONSTRUIR UM CASAMENTO FORTE?

Você sabe aquela última piada sobre o casamento? Qual internauta ainda não recebeu, sem pedir, uma lista de anedotas ou frases que denigrem o casamento? Querem saber minha reação quando recebo ou ouço uma piada desse gênero? Deleto ou devolvo com um dado que mostra os benefícios do casamento na vida das pessoas. Por exemplo, você sabia que uma pessoa que vive num casamento feliz tem probabilidade de viver, em média, mais quatro anos do que pessoas sozinhas? O problema não é o casamento, pois foi Deus quem o idealizou. Tudo o que Deus fez é bom. Quando um divórcio acontece, não é que o casamento, como instituição, tenha falhado, mas as pessoas que estiveram envolvidas nele é que falharam. Como construir um casamento que funciona? É a pergunta de muitos casados e daqueles que sonham e idealizam um casamento de sucesso. Eis algumas dicas:


Priorizem o casamento
Muitos priorizam o trabalho, os amigos, os filhos e outras instituições, mas não o cônjuge. Isso é péssimo para o casamento. Depois do relacionamento com Deus, o relacionamento mais importante é o conjugal. Os filhos, o trabalho, os amigos e a igreja são importantes, mas o relacionamento conjugal é o mais importante.

Procurem apreciar constantemente seu cônjuge.
Quantas vezes, numa relação conjugal, só estamos atentos aos erros do outro e nunca vemos o que é belo, o que dignifica, o que nos faz felizes, o que é digno de ser imitado? “O elogio é um fator básico de união em todos os relacionamentos do casamento feliz”, afirmou acertadamente o escritor cristão John Drescher. Procure as atitudes boas do seu cônjuge, verbalize sua apreciação e, assim, estará construindo um casamento de sucesso.

Aprendam a se comunicar
Vivemos na era da comunicação. Temos Internet, satélites, telefones celulares, mas não sabemos comunicar nossos sentimentos, gostos e anseios no casamento. Às vezes, achamos que o outro tem a obrigação de saber o que sentimos, o que nos desagrada e o que nos dá alegria. Ao se comunicar, procure externar os seus sentimentos e não acusar o outro de alguma falha ou atitude.

Resolvam os conflitos com sabedoria
Em todas as relações humanas existem conflitos. No casamento, os conflitos acontecem sistematicamente. O importante, quando os conflitos aparecem, é saber resolvê-los de tal forma que ambos saiam vencedores. Na solução de um conflito, são importantes três atitudes: Disposição para o diálogo, negociar e saber ceder.

Cultivem a intimidade conjugal
Intimidade conjugal é muito mais do que relação sexual. Intimidade é saber os gostos, as preferências, o que causa aborrecimentos, os traumas do passado, os ideais do futuro, a viagem dos sonhos, os nomes dos amigos do cônjuge. Quantos estão casados há anos, mas não sabem coisas mínimas do outro, como por exemplo, a refeição preferida?

Dediquem tempo juntos
Sabem aquela história de que é mais importante qualidade de tempo do que quantidade? Esqueça. O importante, no casamento, é dedicar quantidade e qualidade de tempo. Como uma relação poderá ser mantida se, muitas vezes, um dos cônjuges dedica mais tempo ao trabalho, aos amigos ou até mesmo à igreja?

Cultivem a vida espiritual
Casamento não é só união de dois corpos, mas de duas vidas. Casais que querem fortalecer a vida conjugal precisam cultivar juntos uma vida espiritual que agrada a Deus. Neste sentido, três atitudes são importantes: leitura da bíblia, oração e participação nos trabalhos de uma igreja que segue os princípios da Palavra de Deus.

Cultivem tradições conjugais
Cultivar tradições conjugais é fazer aquelas coisas que fortalecem o casamento, como, por exemplo, viagem anual de lua-de-mel, sair regularmente para um passeio a dois, lembrar e comemorar a data do início do namoro e tantas outras coisas que podem ser feitas de maneira costumeira, mas criativamente.

Celebrem o sexo criativamente
O sexo foi criado por Deus e, quando ele é experimentado no contexto conjugal, proporciona bem-estar e felicidade aos cônjuges. O importante, nesta área, é não cair na rotina. A dica é não esperar o desejo aparecer, mas estar sempre criando o clima para que o desejo seja sempre despertado.

Concluindo, nenhum casamento é perfeito, mas com atitudes práticas nós podemos torná-lo agradável a cada dia. Isto não depende de nenhuma mágica, mas só de nós mesmos. Não espere que o seu cônjuge tome a iniciativa, comece você mesmo. Agora. Já!




23 janeiro 2010

IGREJA FAZ CAMPANHA PARA O HAITI

A ARQUIDIOCESE DE NATAL ESTÁ EMPENHADA NA CAMPANHA E EM NATAL  DIA "D" SERÁ 7 DE FEVEREIRO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e a Cáritas Brasileira realizam a Campanha SOS Haiti. “Em meio às desalentoras notícias que chegam a cada momento, dando conta das trágicas consequências do terremoto que aflingiu o Haiti, a CNBB se une à multidão de homens e mulheres que, nestas circunstâncias, têm a ousadia de quem se atreve a esperar contra toda esperança, para apresentar à Igreja e a todo povo do Haiti a solidariedade em orações, palavras e gestos”, diz o Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio.


A Arquidiocese de Natal está empenhada na Campanha. Serão confeccionados envelopes padronizados e distribuídos nas paróquias, para facilitar a participação das pessoas. Em Natal, o dia “D” da Campanha será 7 de fevereiro, quando as pessoas poderão dar a contribuição, colocando-a no envelope e entregando em suas paróquias. Além disso, as pessoas também podem fazer doações, depositando em uma das seguintes contas: Banco do Brasil - Agência 3475-4, Conta Corrente 23.969-0; Caixa Econômica Federal - Op. 003, Agência 1041 - Conta Corrente 1132-1; e Bradesco - Agência 0606, Conta Corrente 70.000-2. O CNJP da Cáritas Brasileira é: 33.654.419/0001-16.



DESCOBRIR O ROSTO DE JESUS NO MUNDO DIGITAL, PEDE O PAPA BENTO XVI

BENTO XVI DIZ QUE SACERDOTES DEVEM COLOCAR OS NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DA PALAVRA.

"Através dos meios modernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo". É isso que aponta Bento XVI em sua mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações, com o tema O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra.

O Dia Mundial das Comunicações será celebrado em 16 de maio. O texto foi apresentado durante uma coletiva realizada na manhã deste sábado, 23, na Sala de Imprensa da Santa Sé. O encontro foi conduzido pelo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Cardeal Claudio Maria Celli, e o secretário do mesmo Conselho, monsenhor Paul Tighe.

O Papa destaca que as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias nos meios de comunicação "tornam cada vez mais importante e útil o seu uso no ministério sacerdotal".

Ao lembrar que a tarefa primária do sacerdote é anunciar Cristo, Bento XVI indica: "De fato, pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao incitamento paulino: 'Ai de mim se não anunciar o Evangelho!' (1 Cor 9,16)".

Uma nova fase

Com a difusão crescente das novas tecnologias, o Santo Padre explica que o sacerdote se encontra perante o limiar de uma "história nova".

Por isso, seria preciso multiplicar os esforços para colocar os novos meios ao serviço da Palavra, não apenas como um espaço a ser ocupado, mas em que "o presbítero deve fazer transparecer o seu coração de consagrado, para dar uma alma não só ao seu serviço pastoral, mas também ao fluxo comunicativo ininterrupto da 'rede'".

Ao se valer do mundo digital para expressar que o amor de Deus não é uma teoria do passado, mas uma realidade concreta, o sacerdote deveria oferecer às pessoas os sinais necessários para reconhecer o Senhor.
Além disso, as novas tecnologias representariam uma oportunidade valiosa para levar a Palavra aos não crentes.

"Uma pastoral no mundo digital é chamada a ter em conta também aqueles que não acreditam, caíram no desânimo e cultivam no coração desejos de absoluto e de verdades não caducas, dado que os novos meios permitem entrar em contato com crentes de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas".

Por fim, Bento XVI pergunta: "não se poderá porventura prever que a internet possa dar espaço - como o 'pátio dos gentios' do Templo de Jerusalém - também àqueles para quem Deus é ainda um desconhecido?". E pede aos sacerdotes: "Aproveiteis com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela comunicação moderna".

Leonardo Meira

Da Redação
Fonte: www.cancaonova.com


22 janeiro 2010

CONHEÇA O TRABALHO FEITO PELA FAMÍLIA VICENTINA NO HAITI


A Família Vicentina também realiza ações de cidadania e combate à fome no Haiti. Um dos principais trabalhos é desenvolvido pelas Filhas da Caridade do Brasil. Conheça o trabalho em reportagem feita pelo jornalista Alexandre Alves, publicada no Jornal Valeparaibano.


Um oásis no deserto. Assim é o trabalho das religiosas brasileiras no Centro de Nutrição e Saúde irmã Rosalie Rendu, mantido pela congregação católica Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Cité Soleil, a maior, mais pobre e mais violenta favela do Haiti. Centenas de mães buscam refúgio na entidade todos os dias para não morrer de fome.

O valeparaibano visitou o centro, onde também funcionam duas escolas infantis, em plena temporada de férias escolas. Mesmo assim, havia mais de 100 mães esperando atendimento médico e outras 50 passando por aulas de nutrição e cuidados básicos de higiene.

As mulheres vão ao centro duas vezes por semana com suas crianças e recebem orientações de saúde, nutrição e higiene. Enquanto os filhos são alimentados, as mães ganham um lanche para não passar fome: pão e um copo de leite. A falta de recursos não permite que o centro dê refeições completas a mães e filhos. É preciso escolher.

“Priorizamos as crianças”, diz a irmã Dulcimar Gonçalves de Azevedo, freira brasileira que há oito anos mora e trabalha no Haiti. Com ela, outras religiosas e padres do Brasil modificaram a paisagem de desolação da maior favela do Caribe.

Irmã Dulcimar explica que o centro em Cité Soleil possibilita às mulheres haitianas aprender ofícios que podem dar a elas algum tipo de renda. Para tanto, há aulas de artesanato, crochê, bordado, costura e pintura.

ALIMENTO - Alexis Mona, 22 anos, mãe da pequena Manianica Remilien, de apenas 7 meses, frequenta o centro para salvar a vida da filha. Sem emprego, renda e marido, morando na casa de uma tia, Alexis come apenas quando vem ao centro. Em casa, depende da ajuda de vizinhos e amigos para se alimentar. Ela sonha em ganhar dinheiro vendendo peças de artesanato.

“A grande maioria das mulheres em Cité Soleil é mãe solteira, desempregada e analfabeta. A maior parte tem entre 18 e 25 anos e mais de um filho. Há meninas que, antes dos 15 anos, já engravidaram mais de uma vez”, relata irmã Dulcimar, que fala fluentemente o creole. “Ensinamos essas meninas a serem mães de verdade.”

Nascida no pequeno município de Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, a religiosa está acostumada a lidar com a pobreza. Mesmo assim, diz-se chocada com o que encontrou no Haiti. “Nunca vi pobreza como essa”, assegura.

No centro, explica a religiosa, bebês e crianças com baixo peso, que formam a maioria da clientela da entidade, comem alimentos reforçados da multimistura usada pela Pastoral da Criança para combater a desnutrição infantil no Brasil. Funciona aqui e lá também. Em poucos meses, crianças esquálidas ganham peso e um sorriso no rosto.

MULTIMISTURA - Michelaine, 2 anos, chegou ao centro no ano passado com o peso bem abaixo do normal. Com a ajuda da multimistura, a menina ganhou peso e hoje consegue brincar no parquinho da entidade com outras crianças da mesma idade.

A mãe, Micheline Pierre, 40 anos, só tem elogios para o trabalho das religiosas. “Elas nos ensinam sobre saúde e nutrição, cantam conosco e nos confortam na dor”, conta ela, que tem outros seis filhos para criar.

O marido dela trabalha como motorista de tap-tap, os veículos velhos usados como transporte alternativo no Haiti. O que ele ganha não sustenta toda a família. Micheline não sabe ao certo que futuro seus filhos terão. “Só espero que eles tenham educação”, diz.

O trabalho no centro funciona em forma de escalas. Enquanto uma turma de 25 a 30 crianças recebe alimentação, outro grupo descansa numa área de lazer da entidade, brincando ou dormindo em colchões colocados num quiosque. Um terceiro contingente recebe orientações de higiene junto com as mães. Há também um grande salão com berços de madeira para recepcionar os bebês.

Sem dinheiro para comprar comida, Mireille Volcy, 25 anos, leva a filha Snimy Sincyr, 3 anos, semanalmente ao centro. Dali, ela consegue levar para casa um pouco de alimento. Ganha pacotes de arroz, milho e leite em pó, além de um pouco de carne. “Dou graças a Deus que o centro existe”, confessa.

AJUDA - Irmã Dulcimar conta que o centro recebe a ajuda de organismos internacionais e das tropas brasileiras no Haiti. Os militares entregam todas as sextas-feiras um caminhão de água para a entidade, além de cestas básicas e outros mantimentos regularmente.

Texto e foto- Alexandre Alves
Fonte: http://www.ssvpbrasil.org.br/ (SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO - Site oficial)


21 janeiro 2010

ARCEPISPO DO RIO CELEBRA MISSA DE SÉTIMO DIA EM SUFRÁGIO DA ALMA DE ZILDA ARNS


Cerca de 200 pessoas participaram na manhã desta quarta-feira, 20, da missa de sétimo dia em homenagem à médica sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que morreu no terremoto ocorrido no Haiti. A cerimônia foi conduzida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no centro da cidade. Durante a missa, que marcou a abertura da programação religiosa na cidade nesta quarta-feira, feriado de São Sebastião, o padroeiro do município, o arcebispo destacou a relevância do trabalho desenvolvido por Zilda Arns e fez um apelo às paróquias para que continuem incentivando e capacitando pessoas para o trabalho voluntário junto a crianças e idosos. "O grande segredo das pastorais está nas pessoas voluntárias", acrescentou. Dom Orani Tempesta lembrou que milhões de crianças do Brasil e de outros países foram beneficiadas pelo esforço da médica, que baseava seu trabalho na oferta de uma alimentação alternativa, na transmissão de orientações práticas às famílias, além do acompanhamento do desenvolvimento das crianças em situação precária, por meio de pesagem e outras ações. O arcebispo do Rio disse ter conhecido a sanitarista pessoalmente e a classificou como "uma mulher muito forte, corajosa, animada, sempre alegre e que se colocou disponível ao próximo". Dom Orani Tempesta acredita que o trabalho das pastorais da Criança e do Idoso, ligadas à Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), vai continuar "ainda com mais fôlego", porque ganhou mais destaque nacional e internacional após a morte da médica. Emocionada, a voluntária da Pastoral da Criança Maria Luíza Ramos, que participou da missa, lamentou a morte de Zilda Arns, mas disse que o exemplo que ela deixou vai continuar movendo o trabalho com as crianças. "A morte dela foi um choque, nós estamos paralisados, só que a vida continua e nós temos que continuar o trabalho dela. Só lamento não tê-la conhecido pessoalmente. Na prática, a gente vê o quanto o método que ela desenvolveu funciona para o bem-estar de tantas crianças", afirmou ela, que atua ao lado de outras 20 voluntárias numa paróquia de Realengo, na zona oeste. O grupo presta assistência a cerca de 200 crianças por mês. Durante a cerimônia também foram lembradas as demais vítimas da tragédia no Haiti, além das pessoas que morreram em função dos deslizamentos em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, no réveillon. Ainda como parte da programação religiosa pelo feriado de São Sebastião, Dom Orani celebra nesta manhã missa solene na Paróquia de São Sebastião, na Tijuca, zona norte. A tradicional procissão vai sair da igreja, às 15h, e segue em direção à Catedral Metropolitana, no centro, onde será encenado, ao final, o "Auto de São Sebastião". Em seguida, o arcebispo celebra a última missa do dia na catedral.
O Povo, com Agência Brasil

Fonte: o blog da sagrada família



 




20 janeiro 2010

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

A LOJA DE DEUS

“Entrei e vi um Anjo no balcão. Maravilhado, perguntei:

- Santo Anjo do Senhor, o que vendes na Loja?
O Anjo respondeu:
- Todos os dons de Deus!
- Custa muito?
- Não, é tudo de graça!
Contemplei as prateleiras e vi jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança,
frascos de caridade, caixinhas de sabedoria, potes de resignação,
ampolas de humildade e muito mais.
Tomei coragem e pedi:
- Por favor, Santo Anjo, quero um pouco de cada coisa desta prateleira e também o suficiente para minha reforma íntima e para a transformação moral de todos os meus familiares.
Com um meigo sorriso e um discreto sinal de cabeça, o Anjo confirmou o meu pedido. Em poucos minutos, preparou tudo e entregou-me um pequenino embrulho que cabia na palma da mão.
Um pouco surpreso, porém maravilhado, perguntei ao Anjo:
- É possível estar tudo aqui?
O anjo respondeu sorrindo:
- Querida irmã, na Loja de Deus não vendemos frutos, só sementes!
- Seja Feliz
 
Fonte: www.padremarcelo.com.br


DIOCESE IRÁ REALIZAR MUDANÇAS DE PADRES EM ALGUMAS PARÓQUIAS


Como muitos já se encontram informados, a Diocese de Caicó através de seu bispo diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, estará neste mês, possivelmente, realizando a divulgação de várias modificações nas paróquias diocesanas.

Segundo informações as modificações devem-se as três razões: um problema de saúde do Pároco da Paróquia de São Sebastião de Equador-RN, Padre Jaime Francisco, que precisará se ausentar, precisando assim de um "substituto"; o vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta-RN, Padre Alexsandro Araújo, também reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d'Ars, foi aprovado na Marinha do Brasil e será assim Capelão da mesma, tendo que deixar um novo reitor em seu lugar; O Padre José Marcos que estava fazendo uma experiência paroquial em São Miguel - com Padre Valdecir, que também pertence ao Clero Diocesano de Caicó – voltará a assumir novas funções em nossa Diocese.

Já tivemos várias confirmações de vários padres que assumirão cargos e paróquias na Diocese, mas como se trata de "segredo diocesano", nosso blog seguramente não publicará. Deixamos com a palavra de anúncios o nosso bispo diocesano, Dom Delson.

Por Matheus Araújo.

 Fonte. Blog do Eliel Bezerra






PADRES DE FÉRIAS NO MÊS DE JANEIRO


Em paróquias e dioceses variadas encontramos várias pessoas comentando que "o(s) padre(s) da minha paróquia está (estão) de férias agora em Janeiro", exatamente isso podemos acompanhar em vários cantos.

Assim como nós tiramos nossas férias, nossos párocos com muita certeza têm seu direito para tirar férias e lazer. Podemos acompanhar várias paróquias em que seu pároco está de férias agora em Janeiro.

Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó, o pároco e o vigário-paroquial, Padre Amaurilo José e Padre Célio Nascimento, respectivamente, estão de férias, mas o último está celebrando as celebrações na Paróquia.

Na Paróquia de São José de São José do Seridó, o administrador paroquial, Padre Fabiano, está de férias e já estará retornando dia 22 deste mês.

Na Paróquia de São José de Carnaúba dos Dantas-RN, o administrador paroquial, Padre João Paulo Pereira, está de férias, deixando seu programa de rádio na Rádio Rural de Parelhas, com os jovens Carnaubenses e neste último sábado teve a participação do seminarista, Giovanni Lucena (Jardim do Seridó).

Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Neópolis, em Natal, o pároco, Padre Antônio Nunes, famoso pelas Missas com oração de cura e libertação e por sua voz que ecoa em toda a Arquidiocese de Natal pelas músicas cantadas pelo mesmo. Também está de férias durante este mês, suspendendo assim missas semanais, ficando com as missas no sábado, 19h30, e no domingo 07h30 e 19h30, pelo vigário paroquial, Padre Francisco Calheiros, que pertence a congregação dos "Filhos de Sant'Ana". "Não queiram saber pra onde irei" afirmou Padre Nunes.

Estas são as paróquias e párocos que encontram-se de férias, segundo informações obtidas por Matheus Araújo.


Fonte: Blog de Eliel Bezerra


 








19 janeiro 2010

NOTAS

PRIMEIRA JORNADA MATRIMONIAL DO ANO


Acontecerá no DIA 07 DE MARÇO a primeira JORNADA MATRIMONIAL este ano em Jardim do Seridó para quem pretende casar até o mês de setembro. Os mesmos deverão procurar a Secretaria Paroquial para efetuar a inscrição. Comunicamos também que a próxima jornada somente acontecerá no dia 19 de setembro.

DIOCESE DE CAICÓ - 70 ANOS

Esta a venda na Secretaria Paroquial ao preço de R$ 5,00 reais a Revista Comemorativa aos 70 anos da Diocese de Caicó-RN.

PAGAMENTO DO IMPOSTO PAROQUIAL

Quem tem casas, alicerces e terrenos no Patrimônio da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e ainda não pagou o foro 2009, poderá efetuar o pagamento até o final do mês na Secretaria Paroquial ou no Posto
de serviço de Nininha no mercado público.

RELÍQUIAS DE SÃO JOÃO BOSCO

Dia 29 próximo as Relíquias de São João Bosco estarão em Natal e acontecerá missa às 09:00 horas na Catedral com visitas apartir de 12:00 horas no Colégio Salesiano. São João Bosco é o Padroeiro do Cinema.

Colaboração: Sebastião Arnóbio de Morais



18 janeiro 2010

ESTÁ LIVRE HOMEM QUE TENTOU MATAR O PAPA JOÃO PAULO II E AFIRMA SER O SEGUNDO JESUS CRISTO

Após 3 décadas, Ali Agca foi libertado nesta segunda (18). Em comunicado, ele previu o 'fim do mundo' neste século.

Mehmet Ali Agca, o homem que tentou matar o papa João Paulo II em 1981, proclamou o "fim do mundo" em um comunicado divulgado pouco após sua libertação nesta segunda-feira (18) na região de Ancara.


O turco Agca, de 52 anos, que se define como "o segundo Messias", e que segundo alguns analistas sofre de problemas psiquiátricos, afirma no texto que é "o Cristo eterno".

O comunicado foi distribuído por seu advogado quando Agca deixou a penitenciária de segurança máxima de Sincan, nas proximidades de Ancara, depois de três décadas preso.

"Proclamo o fim do mundo. O mundo inteiro será destruído durante este século. Todos os seres humanos morrerão durante este século."

Do G1, com agências internacionais



IMAGEM DE SANT'ANA QUE SAI NA PROCISSÃO SERÁ RESTAURADA


O Pároco de Sant’Ana de Caicó, Monsenhor Edson Medeiros, anunciou durante a Festa de São Sebastião de Caicó que a imagem do altar-mor da Catedral será restaurada. O trabalho será feito por Hélio Oliveira, o mesmo que restaurou Nossa Senhora da Apresentação, de Natal, e a Sant’Ana primitiva, restaurada em 2009.


“Sant’Ana já teve sua pintura retocada várias vezes. Não faremos isso. Ela será restaurada. Serão feitas inclusive radiografias para entender as falhas que já existem na imagem que é de madeira. O trabalho também pretende devolver a sua cor original”, destacou o Pároco.
Outra meta da Paróquia é conseguir o tombamento da imagem. “Há informações que no Governo de Aluísio Alves ela teria sido tombada, mas não existe esse registro no IPHAN. Eu e o Bispo já temos um entendimento. Precisamos tombar Sant’Ana de Caicó. Lutaremos por isso”, destacou Monsenhor Edson.

Além de Sant’Ana, também será restaurada a imagem primitiva de Nossa Senhora do Rosário. As duas imagens serão levadas para o atelier de Hélio Oliveira na próxima segunda-feira, dia 25. O Pároco de Sant’Ana entrará em contato com o comandante do 6º BPM, Coronel Cipriano, para solicitar uma escolta policial.

Não está programada nenhuma celebração para a saída das imagens. Porém, uma comissão será formada para organizar o retorno de Sant’Ana. “A saída será simples. Quanto ao retorno, vamos planejar para que seja dia 1º de julho. Quem sabe, ela poderá vir visitando as cidades do Seridó”, anunciou o Pároco.

Do blog de Robson Pires



RELIGIOSA JARDINENSE CONTA COMO ESCAPOU E COMO ESTÁ HOJE A SITUAÇÃO DO HAITI APÓS TERREMOTO

A freira, Dulcimar Gonçalves de Azevedo, natural de Jardim do Seridó, Filha do ex-combatente Manuel Gonçalves de Azevedo, carinhosamente conhecido como “Seu Neco”, casado com Dona Milagres, relata com exclusividade no "Blog Barra Pesada", os momentos de agonia na hora do grande terremoto que devastou o Haiti.

Irmã Dulce, como é carinhosamente tratada pelos íntimos, é irmã da minha cunhada Djailza Diniz de Azevedo, esposa do meu irmão Ricardo Luiz, o que vem facilitando para que as informações cheguem até nosso Blog.

Leiam abaixo na íntegra, as informações que Irmã Dulce passou em seu último contato:

"Estou bem! Na hora do grande tremor de terra eu estava no volante saindo da nossa casa provincial, foi um momento terrível, jamais vi igual, mais graças a deus consegui desligar o carro, abri a porta e corri para fora bem rápido”.

“Quando me voltei para trás, vi a nossa casa provincial toda por terra, os alunos da escola desesperados. Três irmãs conseguiram sair sem nada grave”.


“A situação realmente é de calamidade, tristeza e desolação. Os pequenos tremores acontecem de tempos em tempos. voltei para minha comunidade encontrando todas as minhas companheiras. bem graças a Deus, só caíram todos os muros da nossa casa e de todas as nossas obras, centro de saúde, nutrição, escolas de artesanato, caindo também os dois lugares onde fazendo terapia ocupacional com as crianças do centro de nutrição onde sou responsável, mais as crianças já não estavam lá um a bom tempo, já estavam todas em casa”.


“Para tristeza nossa ainda não encontramos o corpo de uma irmã nossa filha da caridade que já trabalhamos juntas aqui na Cite Soleil. Até agora as pessoas dormem no meio da rua para evitar surpresas, mas espero que não volte mais àquela coisa terrível”.


“Tem muita gente que ainda não foram tiradas dos escombros, e o tem muito cheiro mal em algumas partes, e muita gente chegando para serem atendidas, muitas deles mutiladas, entre elas a crianças, jovens etc.”.


“A fome ta aumentando, muitos hospitais caíram, universidades, escolas orfanatos, palácio do governo, etc.”.


“Rezem muito por nossos irmãos em cristo, para mim, e para todos! Eles estão ainda mais crucificados com cristo pedindo água, comida, saúde, com sede de Deus, sem escola, sem abrigo. Rezem... Rezem... Abraços”! Concluiu a Irmã Dulce.

FONTE: Blog de Paulinho Filho



Related Posts with Thumbnails